sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vegetação e Clima

A VEGETAÇÃO – O calor constante e a abundância de chuvas na região permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (perenifólia), que originalmente ocupava quase toda a superfície do Norte do Brasil. Essa mata, a mais extensa do mundo em região de clima quente, e a floresta Amazônica. Floresta Amazônica: cobre a maior parte da região Norte, tendo como limites os estados de Mato Grosso e Maranhão, além dos países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Apresenta as seguintes características: enorme variedade de plantas; formação higrófila (típica de ambiente muito úmido); plantas de espécies latifoliadas (de folhas grandes e largas); plantas de folhas permanentes; árvores de diferentes tamanhos; árvores muito próximas umas das outras formando uma floresta fechada; abundância de plantas produtoras de fibras (piaçava) e de essências, usadas para a produção de medicamentos, perfumes e corantes; árvores produtoras de madeira de lei (cedro, mogno). A floresta Amazônica apresenta variações locais de acordo com o clima, o solo e o relevo, encontrando mata de igapós, de várzea e de terra firme. Embora cerca de 90% da superfície da região Norte seja coberta por florestas, outras formações vegetais estão presentes, tais como os campos ou campos de hiléia, que aparecem principalmente na ilha de Marajó, onde os solos são muito arenosos e permanecem alagados num período do ano, servindo de pasto natural para o gado. Os cerrados, que predominam em Tocantins, formados por arbustos esparsos e baixos, entremeados por gramíneas. A vegetação litorânea (litoral do Pará e do Amapá), caracteriza-se pela presença de manguezais.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1770498-aspectos-geogr%C3%A1ficos-da-regi%C3%A3o-norte/

A maior parte da região apresenta clima equatorial e no inverno, o Oeste sofre a ação de frentes frias, que provocam quedas bruscas de temperatura.
No Norte do Pará e em Rondônia há clima tropical.
Boa parte da região é influenciada pela Bacia Amazônica, que possue um quinto da reserva de água doce do planeta. O Rio Amazonas, com 5.500 Km de extensão é o rei dos rios do Norte.
http://www.redebrasileira.com/regioes/norte/clima.asp


A Região Norte é cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura é bastante elevada, com médias mensais que variam de 25°C a 27°C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que não há inverno com as características que esta estação tem no Sul do país. O forte calor, a vegetação florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporação de água, que se acumula no ar atmosférico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporação se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde. O Norte pode ser considerada a região mais chuvosa do Brasil (em especial no período de dezembro a maio). As áreas onde chove mais são o litoral do Pará e a parte ocidental da região. Em decorrência das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade, os tipos climáticos da Região Norte são classificados em: Clima Equatorial: predomina em todos os estados da região, exceto em trechos do Pará e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinação de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribuídas durante o ano. Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Pará e no nordeste de Roraima.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1770498-aspectos-geogr%C3%A1ficos-da-regi%C3%A3o-norte/


Na região Norte está localizado
a maior floresta equatorial do mundo, a Amazônia. Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.


O clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima. Na parte sudeste do Pará e em todo Estado do Tocantins é identificado o clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. Já no noroeste do Pará e leste de Roraima o clima que predomina é o equatorial semi-úmido, com períodos curtos de seca, temperaturas sempre elevadas durante todo o ano e índices pluviométricos inferiores ao clima do tipo equatorial úmido. Na região Norte, em geral, as temperaturas ficam em torno dos 26°C.

Na região Norte existe uma enorme interdependência entre o clima e a vegetação, isso porque há uma influência recíproca entre os mesmos. O clima influencia na floresta, pois as temperaturas são elevadas é há abundante quantidade de chuvas, permitindo a proliferação de uma imensa diversidade de plantas, além de propiciar que elas permaneçam verdes o ano inteiro.
http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-norte.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário