quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mineração

Mineração na Região Norte

As atividades ligadas à mineração na região Norte têm se despontado como uma relevante fonte de geração de riqueza, especialmente com a instalação de grandes empresas mineradoras. Atualmente existem cerca de 1 milhão de Km2 de área com potencial para a mineração que se encontram no controle de grandes empresas, porém somente 1% dessa área está sendo explorada de maneira efetiva. Dentre as principais jazidas existentes na região Norte, as de maior destaque é a Serra dos Carajás e Oriximiná.

A Serra dos Carajás figura como uma das maiores jazidas do mundo, está situada no sudeste do Pará, no Parque Ecológico de Carajás, município de Parauapebas, região sul do estado, entre o rio Tocantins e Xingu. No local há uma grande reserva de minérios, como minério de ferro (considerado como o mais puro do mundo), manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho entre outros. A partir da década de 70 o governo brasileiro realizou diversos investimentos na estruturação da região, de maneira que oferecesse condições de extração, processamento e transporte dos minérios.

O principal projeto instituído pelo governo recebeu o nome de o Grande Carajás, o investimento para a implantação do mesmo foi de aproximadamente cinco bilhões de dólares, valor levantado para a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, isso para a geração de energia para suprir as necessidades do projeto. Além da construção da Estrada de Ferro Carajás, que favoreceu a circulação e escoamento da produção e também a criação do porto Ponta da Madeira, localizado na cidade de São Luiz (Maranhão). A construção desse porto possibilitou o acesso de navios oriundos de diversos lugares do mundo, em outras palavras, facilitou o processo de exportação.

Na Serra de Oriximiná é extraído bauxita, a empresa responsável pela exploração da jazida é a Empresa de Mineração Rio do Norte, composta pela Companhia Vale do Rio Doce, empresas transnacionais e nacionais. A grande maioria da produção tem como destino a exportação.



A distribuição da população na região norte


A partir de 1980 a população da região Norte obteve um bom nível de crescimento vegetativo, porém o número de habitantes ainda é modesto. Atualmente a população dessa região é composta por 14 698 878 habitantes, responde por apenas 8% do povo brasileiro, distribuída em uma gigantesca extensão territorial de 3 869 637,9 Km2. A população absoluta da região Norte supera somente a da região Centro-Oeste.

Dentro da região Norte existe uma grande disparidade entre os estados quanto à concentração da população, por exemplo, o Pará abriga cerca de 6 970 586 habitantes, isso lhe dá a condição de mais populoso regionalmente, enquanto que Roraima possui apenas 391 317 habitantes.

De forma geral, a densidade demográfica de todos os estados do Norte é pequena, a população em sua grande maioria se encontra concentrada em centros urbanos (cidades), são aproximadamente 500 municípios.

Um aspecto comum da população da região Norte, tanto habitantes do campo quanto das cidades, é a incidência de concentração de pessoas às margens de rios. As principais cidades da região se encontram estabelecidas às margens de rios, como Manaus, Belém, Porto Velho, Santarém, Marabá e Altamira. Essa configuração recebe o nome de população ribeirinha.

O fato de a população se concentrar às margens de rios é proveniente de diversos fatores, o principal é a dificuldade para se locomover dentro da floresta Amazônica e a falta de infra-estrutura de transporte, como rodovias e ferrovias, sendo assim, a melhor alternativa é a utilização dos rios com via de circulação (hidrovia).

Um problema enfrentado por praticamente todos os estados da região Norte é o desprovimento parcial de redes de esgoto e água tratada, existem estados como o Acre onde apenas 44,3% da população têm acesso à rede de esgoto, Tocantins 23,7%, e o estado de maior percentual não ultrapassa 57,8% (Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário